quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

LUTAS MODERNAS

O meu ponto de vista sobre o Grappling:


Frequentei durante os últimos anos algumas  academias de luta de solo, me esforcei para me aperfeiçoar e aprender, colhi informações sobre estrategias e pontos de vista de quem tem a luta de chão como seu carro chefe. Ouvi diversas coisas entre elas -Se você não sabe chão você não sabe nada. Realmente é muito bom saber luta de solo também.  

Expondo meu ponto de vista sobre o assunto.
Situação - Rua\Ambiente não controlado: É valido morder, apertar testículos e golpear genital, usar bate estaca, pisar, bater tiro de meta (chutar a cabeça do cara deitado no chão) usar cotoveladas norte-sul.

Situação - Octógono\Ringue: Nos dias de hoje com lutadores versáteis fica muito difícil dominar a luta sendo  bom apenas em agarramentos ou apenas em lutas de trocação, haja visto alguns exemplos como, a luta de Anderson Silva contra Demian Maia. Para o grappler a luta pode terminar no solo, mas se ele não souber começar a luta então o fim pra ele sera em pé mesmo. Sempre que Demian tentava se aproximar levava diversos golpes.


Luta de Anderson Silva (melhor Striker) VS Demian Maia (melhor Grappler)


Ou seja, quais as opções de um grappler para iniciar o combate e vencer um trocador ? Resposta: Trocar Golpes ou\e tentar agarrar.


  • "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."
  Sun Tzu


 






  •  Não saber o que o oponente usa para vencer.
  •  Não saber como se defender de tais investidas.
  •  Prepotência - Nunca confie no que você já fez, mas sim no que você pode fazer no momento.
  •  Respeite o oponente por mais que você se ache superior a ele 

- Ainda que um feroz tigre lute com uma frágil garça ele deve fazer uso de suas ferozes garras pois mesmo a frágil garça pode mata-lo com uma simples bicada num olho.

Méritos ao lutador de BJJ que com certeza deveria conhecer as estrategias do lutador de KF, o que não aconteceu no caso do lutador de KF, deu a impressão de que ele não conhecia BJJ.


Mesmo usando um estilo tido por muitos hoje como o melhor do mundo, não há garantias de vitórias como muitos possam pensar.





Levando-se em conta a nossa estrategia de tentar sofrer a menos quantidade de danos possivel e causar o maior dano possível ao adversários. Notamos na estrategia do grappler que ele da a impressão de não se importa de levar socos e chutes, e passa a luta toda tentando agarrar o inimigo.  Na luta anterior o atleta lutador de kung fu aparentemente não fazia nem ideia do que era Jiu Jitsu e entrou de peito aberto na contenda (um grande erro), na época o BJJ não era tão difundido isso pode ter levado o lutador de KF a não ter se atido muito á estrategia do oponente. Já nesse vídeo mais recente vemos que o Lutador Holandês (Kick Boxing e Muay Thai) conhece as ESTRATEGIAS do oponente, ele sabe que o mesmo vai tentar lhe agarrar a cintura e se defende de todos esses ataques assim infligindo danos ao lutador de solo.



Houveram uma serie de vitorias memoráveis do japonês Kasushi Sakuraba sob vários membros da família Gracie, tidos na época como invencíveis, este japonês ficou conhecido como o exterminador de Gracies.

Kazushi Sakuraba vs Royce Gracie

Sakuraba VS Gracies



Conclusões 


Não quero dizer aqui que a luta agarrada seja totalmente desnecessário, NUNCA de maneira alguma, ela é sim necessária por vários motivos, (Lembrando que treino Submission\BJJ e gosto dessa arte marcial) dentre eles posso citar 1- A necessidade de conseguir escapar quando no solo. 2- A necessidade de saber se defender nesse âmbito da luta. 3- Ter um bom conjunto de técnicas de defesa de quedas e estar treinado para usa-las. Não digo que seja necessário ser um mestre de luta agarrada para se sair bem num combate de MMA, mas digo que um conhecimento nesse campo é extremamente útil para os lutadores modernos.

4 comentários:

  1. Esse suposto " Mestre" ai mereceu a derrota...
    Prepotente, arrogante, menosprezou seu oponente ( que por acaso é um GRACIE ) e pagou o preço.
    Nunca vi um praticante de Kung Fu tão arrogante, com exceção talvez de um que nós conhecemos, cujo nome acho anti ético de minha parte posta-lo mas, sabemos bem de que eu falo.
    A diferença é que ele é esperto, (O Dickson sabe de quem falo)? rs, esse cara...ele sabe bem onde coloca o pé dele para não se dar mau.
    Quanto ao outro video em que o Japonês vence o Gracie, esse sim estudou a situação, e determinou uma distancia "segura" sem se precipitar; afinal, ele estava ciente de que o lutador de solo teria que se aproximar dele para aplicar a queda, então ele não precisaria ir em cima dele, e sim aguardar na defensiva. ( Dedução minha após ter observado as lutas ).

    E eu também julgo essencial ter conhecimentos razoáveis de solo, afinal, nunca se sabe quando poderemos sofrer uma queda...
    Mas, é indispensável que sempre estejamos atentos aos lutadores de solo, especialmente na sua investida de cabeça baixa, afinal, um golpe bem aplicado nesse momento pode definir a luta antes mesmo de ele conseguir derrubar seu adversário...

    Caso eu tenha dito alguma besteira por favor me corrijam!


    Att: Gustavo Macena de Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, manter a cintura recuada e ser liso quanto a se esquivar de quedas, é isso que deve ser treinado com exagero se você for enfrentar um grappler. Boa observação

      Excluir
  2. Antes de mais nada, o cara precisa treinar mto, buscando aprimorar suas melhores técnicas, estude bem seu adversário e nunca substime seu adversário, eu ja presenciei pessoas que substimaram seu adversário e acabaram sendo surpreendidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, como nós vimos no texto sobre AMC e como procurar um bom instrutor (etc), não adianta só ser casca grossa ou bom de pancada, a técnica tem mesmo que ser aprimorada se quisermos bons resultados.
      A técnica vence a força. E o coração inspirado ajuda a técnica a ser perfeita. Treinemos o coração também, ou seja conteúdo emocional .
      Muito bem observado

      Excluir