quarta-feira, 4 de maio de 2022

O Tigre e o Dragão

 

 O Tigre e o Dragão:


    De acordo com a simbologia taoista, o tigre e o dragão são criaturas complementares que refletem os princípios do Tai Ji (a verdade suprema formada pelos opostos complementares Yin e Yang). O tigre é de natureza yin e apresenta um comportamento mais agressivo, territorialista, é um caçador nato. O dragão representa o yang, é símbolo de sabedoria; é forte, astuto e sabe a hora de agir. É um espírito velho e sábio. O tigre contém a semente do dragão dentro de si, assim como o Yin possui a semente do Yang. O dragão também possui um pouco do tigre dentro dele, assim como o Yang possui uma parte Yin.

 

     O Dragão é a sabedoria a ponderância, ele sabe que tem o poder da destruição, e sabe do que é capaz, porém por possuir muito discernimento, não faz uso indiscriminado desta força. Guiar a luta para o terreno mais favorável define que armas poderão ou não ser usadas.

    O Tigre reconhece que o dragão o derrotaria, por isso nunca se considera o numero um, ou o imbatível, assim sempre estando atento ás próprias falhas e possibilidades de ser derrotado por quem quer que seja.  O mestre Wong Chun Leung quando questionado sobre ser o melhor lutador de Hong Kong em sua época sempre respondia "Não sou o melhor, sou o segundo melhor sempre".





 

Algumas aplicações para a vida:

    Tigre: Mantenha-se atento á possibilidade de derrota, mesmo a um adversário ou situação aparentemente simples ou inferior, seja sempre humilde. Isso até nos remete a uma velha fábula chinesa que conta como uma garça derrotou um tigre com apenas uma bicada no olho.


    Dragão: Procure sempre a maestria ou o domínio daquilo que você julgar importante, assim você um dia será capaz de vencer sem lutar. (E esta é a suprema arte da guerra segundo o general Sun Tzu). 




Referência:
Jung, C.G. A Natureza da Psique - A dinâmica do inconsciente. Obras Completas Vol 8/2. Petrópolis, Vozes. (2011)